Tesis Purna Yoga


É um estilo de Yoga Integral que se baseia na integração de técnicas de Yoga. .

                                  O Yoga Integral é um Método dos Métodos formado por todos os Métodos do Yoga e talvez agora o transformemos em um Método de todas as técnicas do Yoga, nas demais sínteses muitas das técnicas foram deixadas de fora. O Purna Yoga Integral nada mais faz do que englobar todas as técnicas da Ciência do Yoga ou Yoga Vidya.

 




Purna Yoga é o estilo de fazê-lo integral.


                             Graças a Dharmachary Maitreyananda tornou-se um método que integra (técnicas, modalidades, especialidades e estilos).

                         O Yoga tradicional representado pelo Raja, Karma, Brakti, Karma, Hatha, Laya, Mantra e outros, é utilizado para trabalhar mente, corpo e espírito, e focado na meditação, filosofia, devoção, etc. do ser humano.

No século 12, surge o Yoga Sirsha Upanishad, composto por quatro métodos denominados Mantra Yoga, Laya Yoga, Hatha Yoga e Raja Yoga, este antigo Yoga Integral é denominado Grande Yoga ou Maha Yoga. O Mestre tipo de ioga era Shiva quando deste ensinou ioga uma Brahma.

                       No século XIV, aparece outro texto de Shiva Purana escrito por Vyasa, que apresenta o antigo Yoga Integral chamado Shiva Yoga, que integra cinco métodos, Mantra Yoga, Spansha Yoga, Bhava Yoga, Abhava Yoga e MahaYoga.

                    A partir dessas propostas surge o Yoga Integral moderno com Aurobindo e Mirra (a Mãe) denominado Purna Yoga Integral (Yoga Completo).

                         Aurobindo se propõe a integrar o Raja, Karma, Bhakti, Hatha, Tantra Yoga, e o transforma em um yoga integral do tipo filosófico que carecia de técnicas, sua parceira continua seu trabalho agregando ideias do movimento cósmico, dMax e Alma Theon, também como o da Kabala.

Swami Asuri Kapila (francês), como Mãe, usando um Yoga Integral diferente baseado em Maha e Shiva Yoga, adicionando a sintética de Aurobindo e Mãe e adicionando Ayuveda e Yoga Terapia.

         Critico a falta de técnicas e passa a usar as técnicas práticas do Yoga incluindo Asana Yoga.

         Swami Asuri Kapila propôs em 1934 a criação de cursos profissionais para professores de Yoga e Professores de Yoga, causando uma revolução.

         Graças a Swami Asuri Kapila, uma profissão de professores profissionais de Ioga existe hoje.

                    Swami Sivananda amigo de Swami Asuri Kapila, difunde outro tipo de Yoga chamado Synthesis Yoga, integrando como Kapila o Asana, era um Yoga com filosofia Vedanta integrando uma religiosidade hindu, este método era ensinado em mosteiros.

         Em São Francisco, Haridas Chauduri, discípulo de Aurobindo, difunde o Purna Yoga e sua visão de um Yoga Integral baseado no filosófico e no psicológico.

         Nos Estados Unidos, Swami Satchidananda segue Aurobindo, mas é ordenado monge Hindu e cria um Yoga Integral com os métodos Hatha, Raja, Brakti, Karma, Jnana e Japa Yoga, com uma religião Hindu criando uma ordem religiosa.

Nos Estados Unidos, Aadil Palkhivala criou uma visão de Yoga Integral que seria chamada de Neo Purna Integral, ele era um devoto de Aurobindo, mas um discípulo de Iyengar, ele integra aulas práticas de asana nas filosofias de Aurobindo e La Madre.

                          Na América do Sul, o seguidor de Swami Asuri Kapila, Dharmachary Swami Maitreyananda (Grande Mestre dos Professores Fernando Estévez Griego) realiza um trabalho diferente, integrando todos os métodos ao concluir de integrar e descartar outros.

         Dharmachary Maitreyananda elabora um Yoga Integral chamado Integral Purna Yoga, que integra absolutamente todas as técnicas que podem ter existido nos últimos 5000 anos.

         Consegue uma integração de estilos, modalidades e especialidades de todos os tipos. Seu trabalho foi direcionado mundialmente perante a Federação Internacional de Yoga e consolida a profissão de professores profissionais e professores profissionais, sua consideração é considerada vital para a história do Yoga.





 

É Swami Maitreyananda quem em 1985 começa a realizar o trabalho de colocar em prática o Yoga Integral no Rio de la Plata, criando aulas práticas e a profissão de professores profissionais.

                  O Método de Yoga Integral que Swami Maitreyananda desenvolve é a soma dos resultados da experiência e aprendizagem adquirida ao longo de anos de trabalho.

                   O Purna Yoga Integral de Swami Maitreyananda integra o ser físico, mental e espiritual com o ser social, cultural, etológico e ecológico e estes no universo.

                 É o único método no mundo que funciona com um sistema de contra-postura.

     CONTRA A POSTURA. Postura oposta à postura de base, proporcionando o efeito oposto.

         O Master software 7 sistemas de postura absolutamente diferentes um do outro.


ESQUELETO

ORGÂNICO

MUSCULAR

ENERGIA

CIRCULATÓRIO

CHAKRAS

ESPIRITUAL


CONTRA POSTURA ESQUELÉTICA


         É aquele que oferece o efeito oposto ao nível das articulações ósseas, principalmente na coluna vertebral.




                    CONTRA POSTURA ORGÂNICA


         Atua a partir da estimulação de órgãos, por meio da compreensão e / ou da força da força exercida sobre eles.




                    CONTRA A POSTURA MUSCULAR


         É a posição oposta a outro nível dos músculos e tendões, através das contrações versus alongamento destes.



                   

                    CONTRA A POSTURA DE ENERGIA


         Atua ao nível dos "pólos" de energia tais como: braços - pernas, mãos - pés, rosto - nádegas, zona dorsal - abdómen, zona lombar - tórax.




                    CONTRA POSTURA CIRCULATÓRIA


         Atua nos níveis sanguíneo e linfático, concentrando-se no funcionamento do coração.




                    CONTRA A POSIÇÃO ESPIRITUAL


         A contra-postura espiritual atua principalmente ao nível do peito, braços e mãos, nenhum aspecto espiritual do indivíduo, bem como no rosto, com foco na mudança de emoções e sentimentos.




O SISTEMA DE CONTRAPOSTURA VARIA DE ACORDO COM O MÉTODO A SER USADO.



         Este método também desenvolvido 7 sistemas de postura dentro do Krama ou Kramaji (que é o nome da série de acordo com seu objetivo ou função).




POSTURA DE BASE

 POSTURA INTERMEDIATA

 CONTRA POSTURA

  POSTURA COMPLEMENTAR.


ejemplo­


 


POSTURA ALTERNATIVA


POSTURA DE SUBSTITUIÇÃO


 POSTURA COMPENSATÓRIA



                  POSTURA DE BASE: é o ponto de partida para a construção do

                               Sequência ou Kramaji.


                       POSTURA INTERMEDIATA: é uma transição entre a posição de base e sua

                            Traseira versus postura. Esta postura intermediária oferece algo em um nível físico que a postura de base não oferece, adicionando um benefício ou uma qualidade (equilíbrio, força, flexibilidade)


                      CONTRA A POSTURA: atua em idéia à postura de base, proporcionando o efeito oposto.



                    POSTURA COMPLEMENTAR: complementa a contra-postura e tem como objetivo cumprir a "regra de ouro", que propõe que para cada reflexão do tronco deva realizar duas posturas de flexão do tronco, por outro lado oferece algum efeito que a contra-disposição não considera .



                  POSTURA ALTERNATIVA: é aquela postura para a qual alguma variante é aplicada em algumas referências corporais (face, pescoço, tronco, braços, mãos, pernas, pés) com o objetivo de recuperação física anteriorela pessoa que não consegue realizar-se-la por exemplo , se a pessoa sofrer um ferimento.



                  POSTURA DE SUBSTITUIÇÃO: consiste em um cargo que substitui outro para facilitar e permitir a qualquer pessoa com limitações de qualquer natureza, obtendo por meio dessa substituição os mesmos benefícios que o cargo substituído proporcionava.



                POSTURA COMPENSATÓRIA: compensação o esforço feito por uma postura, se esse trabalho tem a qualidade da força, então a compensatória compensa com flexibilidade etc.

AS POSTURAS ESTÃO DIVIDIDAS EM:




        SARVASANAS. Posturas corporais totais que envolvem todo o corpo.


             ARDASANAS. Posições parciais que envolvem exclusivamente os 7 referentes ou partes parciais do ser humano. (Rosto, pescoço, tronco, braços, mãos, pernas e pés).


Se não trabalharmos com essas 7 referências, o desenvolvimento da parte mental e espiritual do Asana não ocorrerá.



                Eles também são incorporados pelo Mestre Swami Maitreyananda, cinco posições ou padavis (Padavis Yoga), em cada postura de acordo com sua amplitude articular.


    Para cada posição: 5 posições.

                                            36 meias posições.

                                          108 sub. posições.



                       Diferenciadas como posturas das posições foi permitido mundialmente qualificar como variantes (padavis ou posições) que se caracterizam aos graus de abertura e fechamento que as articulações possuem.

               São trabalhadas diferentes posições que podem ser adotadas com o pescoço, tronco, braços, pernas e pés, permitindo que os músculos se alongem e assim dissolvidos como conchas energéticas e emocionais que fazem com que os músculos fiquem cada vez mais tensos, perdendo a capacidade de relaxamento. Além disso, o Ardhapadavis triguna ou 108 sub-posições espaciais são classificados.


O PURNA YOGA INTEGRAL de Swami Maitreyananda também tem alinhamentos, lateralidades e assimetrias, que permite aos praticantes algo que outros métodos não praticam.


     ALINHAMENTO: uma execução correta dos asanas é somente com o alinhamento correto. A cintura pélvica (articulação) não é muito móvel ea cintura escapular (omoplata) está em sua postura correta e está relacionada ao sistema nervoso.

Músculos tonificados, juntas de pimenta e muitos outros benefícios.

O alinhamento é essencial para a circulação de nosso prana ou energia.




           ASSIMETRIA: quando trabalho uma parte do meu corpo de uma forma ou posição diferente em relação à outra parte do corpo, procura harmonizar o lado direito com o esquerdo.

        Eles são uma técnica de Yoga introduzida por Swami Maitreyananda, assimetrias funcionam muito eficazmente nas articulações e órgãos em diferentes asanas.




Temos: Assimetria simples, assimetria dupla e assimetria cruzada.




ASSIMETRIA SIMPLES trabalha pernas ou braços.


ASSIMETRIAS DUPLAS você trabalha pernas e braços.


 ASSIMETRIAS CRUZADAS são trabalhadas com braços e pernas opostos.

LATERALIDADE: As laterais são uma técnica de execução em que o tronco, pescoço ou pés são inclinados para um lado gerando uma curva C ou S. A utilização desta técnica na referência do tronco permite desvios da coluna denominados escoliose, como bem como estimular cada chakra, pulmão esquerdo ou direito. No aspecto espiritual, a técnica lateral permite acalmar a ansiedade.

  

O lado é uma das coisas que mais precisam ser trabalhadas.



           A esta metodologia, adicionando o método de respiração do Yoga ou Swara Yoga e Pranayamas



                    SWARA YOGA ou Yoga da Respiração, é a técnica de sabre respirar, é ensinado a respirar dependente da ação que estamos realizando, a expiração tem que ser o dobro da inspiração, a respiração tem que estar atenta ao diafragma para permitir um melhor oxigenação e liberação de mais dióxido de carbono.

          Se a pessoa está em movimento (por exemplo correndo) a respiração é alta, se está em repouso e abdominal, se a pessoa está relaxada é baixa, a respiração influencia nosso corpo, mesmo que tenhamos problemas nos brônquios, pulmões, partes carnudas, etc. .


         Possui 9 bhandas e 9 respirações básicas, mergulhou nas técnicas de respiração e nos locais para onde são direcionadas, podendo determinar 9 tipos de respirações:


 LOMBAR


 ABDOMINAL


 DIAFRAGMÁTICO


 INTERCOSTAL


 PECTORAL OU TÓRAX


DORZAL


CLAVICULAR


TOTAL


PROFUNDO


LOMBAR: Refere-se ao deslocamento do diafragma em direção à parte posterior inferior ao inspirar, chegando até as vértebras lombares (o diafragma é inserido nas discos intervertebrais lombares)

Podemos verificar na aparência da criança e colocar as mãos na região lombar de forma que as pontas dos dedos fiquem voltadas para o centro. Conforme você inspira, uma coluna vertebral é arredondada para fora.



 ABDOMINAL: respirar no abdômen, limpa a mente e relaxa o corpo.



DIAFRAGMÁTICO: é orgânico, o diafragma é o músculo respiratório, atravessa o tórax ao nível da boca do estômago, separando dois sistemas, o respiratório e o digestivo. Ao inspirar conscienciosamente, podemos observar que o músculo diafragma desce para permitir que os pulmões se encham de ar e se expandam.



INTERCOSTAL: a respiração lateral alarga o tórax.


PECTORAL OU TÓRAX: respiração para o esterno, abre o tórax.


 DORSAL: respirar para a parte superior das costas, ajuda a descontrair e relaxar a parte dorsal da coluna, referência-se ao meio das costas dos pulmões, como costas dilatam-se com a inspiração e estreitam-se com a expiração.


CLAVICULAR: respiração curta para a região das clavículas e entalhes do pulmão, é a mais alta, pois os vértices superiores dos pulmões são ventilados, direita sob a clavícula esquerda e vice-versa.


PROFUNDO: consumo máximo de oxigênio, as sete respirações citadas se encontram, mas não gradativamente, são todas feitas ao mesmo tempo, não é de grande rendimento.


TOTAL OU COMPLETO: consiste em respirar com a soma das respirações anteriores. Também conhecida como respiração yogue, o desempenho dos pulmões nessa respiração é máximo.


O PRANAHIAMA; controle da energia vital, não é Swara Yoga.



                                O NAMASKAR YOGA



É um método criado por Swami Maitreyananda que se tornou famoso em todo o mundo e que o Bidala Namaskar ou Saudação ao Gato é sua criação mais famosa. Sendo hoje a saudação mais conhecida do mundo junto com a saudação ao sol, popularizada por Swami Asuri Kapila e por um de seus paraguru Swami Sivananda e um de seus professores Swami Vinshu.


O Namaskar Yoga é qualificado em 1987 por Swami Maitreyananda na América do Sul e especialmente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, Panamá, Peru, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Israel, Paraguai, México, Portugal, Índia e Uruguai.

Namaskar Yoga é um método e estilo distribuído com vários métodos e escolas de ioga.

É caracterizada pela execução dinâmica de posturas de ioga ou asanas e movimentos chamados Gaty Yoga, essas séries compostas de posturas de ioga são realizadas por meio de uma passagem ou gancho, que é fluido e é denominado Pravaha Yoga que garante o movimento harmonioso de uma postura e outra.


O intérprete repousa na própria posição, a atuação pode ser de três maneiras:



                       DINÂMICA ARRÍTMICA.


                       DINÂMICA RÍTMICA.


                        DINÂMICA ARTÍSTICA.


A união de uma postura com a outra é feita por meio de um Sambandha ou gancho, movimento que duas posturas.

Essas séries chamadas Namaskar Kramaji permite que você faça exercícios dinâmicos definidos.

    O Yogacharya Dr. Estévez Griego (Swami Maitreyananda) criou um sistema de NAMASKAR YOGA baseado em 40 exercícios dinâmicos e saudações básicas de Ioga Terapia e Ayurveda que têm objetivos diferentes.


Os exercícios dinâmicos têm diferentes variantes e podem ser diferentes estilos de Yoga, aqueles ensinados pelo mestre Swami Maitreyananda são quatro:


ESTILO ESTÁTICO.

ESTILO DINÂMICO.

ESTILO RÍTMICO

ESTILO ECLÉTICO E HOLÍSTICO.


 Estos ejercicios tienen posturas que obran al mismo tiempo en el plano físico, mental y espiritual del individuo.

                    Al utilizar los saludos de Yoga  creados, diseñados y enseñados por Swami  Maitreyananda se logra movilizar la energía que contienen los músculos,      articulaciones y los órganos permitiendo que la energía fluya en diferentes formas. Y de esta manera se consigue clase a clase desbloquear las corazas somáticas y así armonizar los tres planos existenciales del ser humano.


     El Maestro ha creado las series del Gato, Perro, Niño, León, Pinza, Abeja, Lombriz, Barco, Tigre, Ratón, Perezoso, Guerrero, Jinete, Mangosta, Cigüeña, Caracol, Mono, Pato, Cisne, Sapo, Araña, Delfín, Asanga, Liebre, Hormiga, Triangulo, Erizo, Cocodrilo, Penitente y otros.


Su metodología se basa en Posturas lineales, torsiones, rotaciones y lateralidades.





CONCEPTO DE POSTURA SEGÚN SWAMI MAITREYANANDA.


La postura es una figura humana según su punto de apoyo.

                    Una postura debe cumplir con ciertas reglas que dependen de la relación             geométrica entre los diferentes referentes corporales, según su punto de apoyo.

Todas las posturas de yoga están clasificadas y poseen un nombre y sello.



CLASIFICACIÓN DE LAS POSTURAS.


Existen posturas parciales o globales

Posturas globales o totales.

Existen 108 posturas o asanas según la nomenclatura internacional.


 

POSIÇÕES PARCIAIS Estas posturas são levadas em consideração apenas nas referências corporais, portanto encontramos posturas de tronco, pernas, braços, pescoço, pés, mãos e rosto.



EXISTEM: 5 posturas de tronco.

                 20 poses de perna.

                 20 poses de braço.

                  5 poses do pescoço.

                  5 posturas em pé.

                 14 poses de mão.

                 14 poses de rosto.


EXISTEM 5 POSIÇÕES EM CADA POSIÇÃO


CONCEITO DA POSIÇÃO: a postura é fixa e a posição é móvel, esta última depende da amplitude articular.


EXISTEMA: 5 posições em cada postura de tronco.

         5 posições em cada pose de perna.

         5 posições é cada posição do braço.

         5 posições em cada posição do pescoço.

         5 posições em cada postura de mão.

         5 posições em cada posição do pé.


SUB-POSIÇÃO: Mestre Swami Maitreyananda nos ensina que existem 36 sub-posições em cada postura de perna e braço.

      Aqui, a amplitude articular é variada e os pontos nadis, chakras e marmas adicionais nos membros superiores e inferiores são trabalhados, a fim de circular a energia.

O Mestre traz para a ioga o conceito terapêutico de lateralidades e assimetrias ao antigo conceito de alinhamento perfeito.

No Yoga Integral na tradição de Swami Maitreyananda, as 108 saudações são ensinadas nas quais o seguinte pode ser processado:


7 variações de posturas de tronco.

20 variações de poses de perna.

20 variações de poses de braço.

20 variações de posturas das mãos.

20 variações de poses de rosto.


            Além das posturas do pescoço e dos pés. Essas variantes bem organizadas e classificadas são usadas por profissionais de:

  ASHTANGA YOGA


  POWER YOGA


   YOGA FLOU


   YOGA ARTÍSTICO


   HATHA YOGA


    YOGA INTEGRAL


    SWASTHA YOGA Y YOGA TERAPIA, en la actualidad.


              El profesor de Yoga Integral puede elegir uno de los 108 saludos sin necesidad de repetirlos como se hace con el saludo al Sol.

              En su escuela el Maestro Swami Maitreyananda trabaja a nivel corporal con todos los referentes del cuerpo humano.

            Su método de trabajo es considerado uno de los mejores del Mundo por su síntesis y por su exactitud en la práctica.

           Ya que permite que se trabajen las manos, los brazos, la cara y el cuello y no solo las piernas y el tronco como se ejecuta en otras metodologías.

         Aurobindo y Asuri Kapila querían crear un método que fuera social y cultural,  llevando este método a ser demostrado en obras de teatro de ambos maestros,  tanto en el teatro, pintura, poesía etc., y siendo profundizado por Rolf, fue                     llevado a la practica en la creación del Yoga Artístico como prolongación del Yoga Integral.


O Yoga Artístico foi criado, inventado e fundado por Yogacharya Fernando Estévez Griego em Montevidéu, Uruguai.

Queremos integrar o teatro que funciona no plano mental, a música que funciona no plano espiritual e asanas que funciona no plano do corpo.

Além do Yoga Artístico existe o Yoga Artístico Esportivo, o Hatha Yoga Artístico que possuem vários estilos como:

.

YOGA FLOU OU FLUID YOGA SINCRONIZADA RÍTMICA IOGA ARTÍSTICA. O que são especializações.

IOGA ARTÍSTICA EM DUPLOS E

IOGA RÍTMICA EM DUPLES.


         

 





Obrigado, Mestres Dharmachari Maiteyananda e Mataji Lakshmi, por nos darem tanta sabedoria.


Comentarios